O efeito de estufa é cada vez mais uma realidade no nosso planeta.
----->Como se forma?
O efeito de estufa tem origem quando o dióxido de carbono absorve a radiação infravermelha reflectida pela Terra. Esta acção do CO2 é óptima, e até mesmo vital para o planeta, pois se tal não acontecesse durante a noite toda a Terra arrefeceria ao ponto de se tornar inabitável para qualquer ser, fosse ele animal, ou vegetal.No entanto o dióxido de carbono tem um grande problema: quando a sua concentração na atmosfera aumenta demasiado, evolui o chamado efeito de estufa, provocando um aquecimento progressivo da Terra provocando várias alterações na sua dinâmica.
O aumento de gases poluentes devido à queima de combustíveis fósseis ( carvão, petróleo,gás natural) associado ao grande desenvolvimento da indústria e aos incêndios são os principais responsáveis pelo efeito de estufa.
Este tipo de actividades tem a desvantagem de libertarem gases para a atmosfera. Por exemplo o dióxido de carbono, o metano e o óxido nitroso.
Estes gases vão absorver as radiações infravermelhas havendo, assim, um aumento significativo da temperatura.
---->Consequências....
* Aumento da Temperatura -----> aumento do nível das águas dos oceanos originados pela redução dos calotes polares, óptimos reflectores da luz solar;
* Crescimento e surgimento de desertos, morte de plantas causadas pelas ondas de calor;
* Ondas de calor frequentes;
*Aumento da ocorrência de furacões , tufões e ciclones, devido à evaporação das àguas dos oceanos;
* Com a desertificação há perda de solo para fins agrícolas.
Nesta fotografia podemos verificar a reduçao dos calotes solares.